quarta-feira, 19 de maio de 2010

FRASES

A FIFA finalmente divulgou as frases que irão estampar os ônibus das seleções que disputarão o mundial da África do Sul. Algumas sentenças merecem, sem dúvida nenhuma, comentários mais amplos. Por exemplo:

Brasil: Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!  Eis aí a nova versão do "juntos em um só coração" do tricampeonato de 1970. Eu acrescentaria algo do tipo: O Brasil inteiro está aqui dentro, sobretudo os volantes de contenção e exceto o Paulo Henrique Ganso.

Argentina: Última parada: a glória. Com Maradona no comando? Acho que los hermanos passam pelo Largo do Machado mas saltam logo depois, no Catete.

Costa do Marfim: Elefantes, vamos lutar pela vitória! Belo desagravo a Ronaldo Fenômeno e Adriano Imperador.

Coréia do Norte: 1966 de novo! Vitória para a Coréia do Norte!  Bom, que a Coréia do Norte, o último baluarte do comunismo, continua em 1966 não há dúvidas. Só não sei se esse 1966 de novo é uma forma de estimular a Coréia, assustar a Itália ou sacanear o Brasil.

Chile: Vermelho é o sangue do meu coração.Tá mais para toada do Boi Garantido. Fica, desde já, a sugestão: Chile em Parintins em 2010.

Eslovênia: Com onze corações valentes até o fim. Hummmm. Coração valente não é o apelido do Washington, o centroavante com problemas cardíacos do São Paulo? Acho que esse coração infarta na primeira fase.

Espanha: Esperança é meu caminho! Vitória é meu destino! Ainda acho que a frase ideal para a Espanha é a mesma de sempre:  Jogaremos como nunca! Perderemos como sempre!

Estados Unidos: Vida, liberdade e busca pela vitória! Um perigo. O General Custer e Busch Jr. assinariam a máxima.

Grécia: A Grécia está em todos os lugares. Frase correta. O velho Marx, bom de diagnóstico e péssimo de terapia,  já falava em crise global do sistema capitalista desde mil oitocentos e cacetadas.

Holanda: Não tema os cinco grandes, tema os onze laranjas. Se o PC Farias acreditasse na evidente sabedoria dessa frase e fizesse  as coisas de forma mais discreta, o Collor teria completado o mandato.

Itália: O nosso azul no céu africano. Dá-lhe, Boi Caprichoso! Itália e Chile, se por acaso se enfrentarem, farão o clássico de Parintins.

Japão: O espírito samurai nunca morre!  Isso é propaganda do filme do Chico Xavier ou promessa de harakiri?

Nova Zelândia: Chutando ao estilo Kiwi. É a frase mais verdadeira de todas e define a aptidão do bravo time neozelândes para o futebol com grande precisão. Eu conhecia vários estilos de se chutar: de trivela, com o lado interno do pé, metendo uma folha seca, pegando na veia,  de bico e o escambau. Esse estilo kiwi deve ser, provavelmente, oriundo do rugby.

Paraguai: O leão Guarani ruge na África do Sul. Se o tal do leão Guarani rugir feito o presidente paraguaio, o bispo Lugo, tranquem as moças em casa.

Portugal: Um sonho, uma ambição: Portugal campeão! Pra quem está esperando Dom Sebastião voltar desde 1578, até que a piada é boa.

Abraços


9 comentários:

Mariane disse...

Adorei, Simas! A Holanda é a melhor.
Saudade de ti.
Grande beijo.

Cezar Cavaliere disse...

Simão,
esse assunto ainda irá render boas piadas.
Sugiro uma frase para a Grécia: Rumo ao título! Ainda que só com 1 EURO na bagagem.

Passa lá no blog (www.culturaegastronomia.blogspot.com)

Um abraço,
Cezar.

Dom Quixote (Thomaz) disse...

Muito bom, como sempre!

Claudio Renato disse...

Genial, Simas! Como o ônibus do Brasil está lotado, e cheio de maus elementos, prefiro esperar no ponto...

de Morais disse...

hauhauhaua.. a de Portugal é sensacional!

ahuahuah

Felipinho disse...

A da Argentina tá demais. Mas na glória eles não descem mesmo, é Catete e olhe lá.

Bia Vasconcellos disse...

Muito interessante Simas. Foi difícil escolher as favoritas, mas fico com os comentários sobre a Costa do Marfim, a Coréia do Norte e a Espanha (o que me faz lembrar dos jogos entre Federer e o Roddick. O americano joga como nunca e perde como sempre). Não sabia se ria ou se chorava com a frase da Nova Zelândia.

Obs.: Estou sempre lendo o seu blog. Sem dúvida alguma, o meu favorito. Ele virou a minha página inicial. Parabéns pelos textos muito bem escritos.

por Luciano Mano Negra (direto de Havana, Palestina) disse...

Pô, Simas, como leitor e fá deste blog, vc está sacaneando meu trabalho, ora, tô fazendo escudos de botão só com as frases (http://escudetos.blogspot.com/), mas vc não viu a política pública das dentaduras de FHC na frase da Sérvia???

Anônimo disse...

Simas, Kiwi é um pássaro neozelandês, sem asas, que se parece com a fruta mesmo.
Até onde sei, tal espécie só existe lá, então eles querem dizer que vão chutar ao melhor estilo neozelandês, como só eles sabem, imagino (o que não é muito boa coisa).

Abraço!